Serviço Educativo do Museu Municipal de Espinho: Agente Dinamizador do Conhecimento

por Museu Municipal de Espinho


O Museu Municipal de Espinho está situado no Fórum de Arte e Cultura de Espinho (FACE), na antiga Fábrica de Conservas Brandão, Gomes & C.ª. e foi inaugurado a 16 de junho de 2009. 




Constitui-se como um espaço dinâmico de interação entre o passado e o presente, delimitado pelas fronteiras de uma comunidade que foi ao mesmo tempo piscatória e operária. 

A conceção museológica integra três exposições permanentes: 
- Fábrica de Conservas 
- Arte Xávega 
- Bairro piscatório e operário 


O Museu Municipal de Espinho surge como uma instituição de pesquisa e de comunicação que tem como âmbito a comunidade piscatória e a indústria conserveira de Espinho; a preservação da memória coletiva da comunidade local; e como elemento caracterizador do Bairro da Marinha através da Arte de Xávega e torna compreensível o lugar da Fábrica Brandão, Gomes & C.ª. no fenómeno conserveiro nacional e mundial. A funcionalidade do Museu passa, também, por uma Galeria de Exposições temporárias. 



Museus para quê? 
  • O objeto museológico deixa de ser apenas material e descobre-se também imaterial; 
  • A preservação deixa de ser função central e cede espaço para a pesquisa e à comunicação; 
  • A coleção deixa de ser prioridade absoluta e proporciona lugar à comunidade; 
  • A exposição deixa de ser fim e transforma-se em meio;
  • O público deixa de ser coadjuvante e assume o papel de protagonista; 
  • Espaço para a transmissão cultural; 
  • A aprendizagem, a discussão e a formação desempenham também um importante papel na educação (formal, informal e ao longo da vida); 
  • Promove iniciativas, programas e projetos de cunho educativo que ocupam cada vez mais espaço nas programações e agendas, de maneira frequente e regular, e passam a constituir um serviço oferecido ao público. 

A escola deixará de ser talvez como nós a compreendemos, com estrados, bancos, carteiras; será talvez, um teatro, uma biblioteca, um museu, uma conversa (Tolstoi). 

Serviço Educativo do Museu 
  • Equipa multidisciplinar;
  • Agente, mediador, catalisador e dinamizador do conhecimento; 
  • Estimula, explora, reflete, dialoga e motiva a curiosidade da comunidade, considerando novos horizontes de interpretação, significação de conteúdos; 
  • Pretende dar resposta às diversas necessidades e solicitações, no sentido de proporcionar às crianças, jovens e comunidade em geral, atividades práticas de cariz educativo e cultural; 
  • Proporciona experiências únicas de exploração, descoberta e estímulo que procuram incentivar a criação de hábitos culturais e tornam mais agradável e proveitosa a experiência da visita. 
Constrói um espaço de
  • experimentação, negociação, comunicação, criatividade e inovação, conexão e interseção de lazer e educação, proporcionando prazer; 
  • participação das pessoas, intervenção social; 
  • mediação e construção partilhada de saberes e experiências; 
  • educação artística; 
  • desenvolvimento de conhecimentos; 
  • ativação de memórias e promoção de diálogos; 
  • promoção de projetos de proximidade; 
  • construção de pontes com as comunidades. 



Atividades
Visita e acompanhamento às exposições permanentes 
Fábrica Brandão, Gomes & C.ª.; Arte Xávega; Bairro Piscatório, Exposições temporárias de artes plásticas, fotografia e documentais. 

Contos no Museu e Lata a Lata 
Atividades de expressão plástica e narração oral, enquadradas no panorama da história local, precedidas de uma visita guiada às exposições permanentes do Museu Municipal.




Hora dos Maiores 
Atividade de convívio e partilha de leituras e saberes. O objetivo é proporcionar uma tarde diferente, acompanhada de boas histórias, conversas, jogos, música, cinema, pintura, promovendo a aproximação dos seniores ao Museu Municipal. 




Conservas ao Quadrado
No dia Internacional dos Museus, o Museu Municipal de Espinho desenvolve várias atividades ligadas aos temas centrais das exposições permanentes A FÁBRICA BRANDÃO, GOMES & CIA e a ARTE XÁVEGA/BAIRRO PISCATÓRIO. Entre elas, a recriação da atividade da Fábrica e da arte Xávega, um showcooking para adultos com conservas seguido de um jantar composto por pratos típicos de espinho. 





A História de Espinho contada em teatro de sombras
É na praia que tudo começa, e cada grão de areia conta uma história... a história de Espinho, a história das gentes que trazem o mar nas mãos fortes e salgadas, nos olhos líquidos e profundos, no sangue azul. 



Férias com a Cultura
Atividades de cariz cultural e educativo nas férias escolares das crianças.



Criar'te Espinho
Exposição de trabalhos dos alunos de Artes das Escolas Secundárias de Espinho. Palestras e Workshops com a presença de artistas plásticos de renome. 


História Local
Sessões da história de Espinho contada às crianças e jovens, desde as lendas, à história dos edifícios, das ruas, etc… É uma forma divertida de aprender. Trata-se de uma atividade interdisciplinar, já que trabalha a história de uma localidade e de seguida trabalha a ilustração ou o jogo. 





Existem diferentes modos de se visitar e vivenciar uma exposição. Cada experiência é única e individual. Os diálogos que se podem estabelecer entre as obras artísticas e o observador/ fruidor também são múltiplos. Através de diferentes modos de expressão pretende-se mediar possibilidades de comunicação. 



Comentários

Mensagens populares