Oficina de Malassadas – Sete Cidades- Para Além da Paisagem

por Museu Carlos Machado



MALASSADAS

A oficina de Malassada que decorreu nas Sete Cidades, na Loja da Eco-Atlântica, teve como formadora, Maria de Jesus Pavão Feliciano Costa, e insere-se no projeto Sete Cidades-Para Além da Paisagem*, uma realização do Museu Carlos Machado, em parceria com o Centro Regional de Apoio ao Artesanato, a Cresaçor, a Associação de Juventude de Candelária e a Junta de Freguesia das Sete Cidades. 


Créditos: Museu Carlos Machado


Nesta oficina participaram 25 pessoas de várias idades e géneros, nomeadamente crianças que literalmente “meteram a mão na massa”, aprenderam e degustaram este doce de Carnaval. 


Créditos: Museu Carlos Machado

Com este tipo de oficinas patrimoniais pretende-se salvaguardar, através da aprendizagem do “saber fazer”, de conhecimentos e técnicas que acompanham as comunidades desde tempos remotos, e que constituem parte integrante da sua cultura. 



Créditos: Museu Carlos Machado

As Malassadas são um doce tradicional confecionado e consumido principalmente na época do Carnaval nos Açores, nas ilhas de São Miguel e Santa Maria e no arquipélago da Madeira. A sua denominação relaciona-se com o melaço produzido a partir da cana-de-açúcar. 

“Houve na ilha de São Miguel, desde meados do século XVI, a cultura da cana-de-açúcar e a sua indústria… Foi em Vila Franca que a cultura começou e mais se desenvolveu…”. 
DIAS, Urbano de Mendonça Dias, A Vida Dos Nossos Avós, 1944, Tipografia A Crença, Vila Franca do Campo. 





Créditos: Museu Carlos Machado

Segundo Gaspar Frutuoso (1522-1591) a cana-de- açúcar foi introduzida em São Miguel através duns indivíduos vindos da Madeira que provavelmente também introduziram as Malassadas, contudo, no arquipélago da Madeira, apesar da denominação ser a mesma, este doce tem características diferentes das Malassadas das ilhas do grupo Oriental dos Açores. 



Nota biográfica:


Maria de Jesus Pavão Feliciano Costa nasceu nas Sete Cidades, em 1957, é uma mulher de “mil e um ofícios”. Além de ser mãe e avó, fazer o trabalho doméstico, faz também queijos frescos e trabalhos de artesanato em papel, escama de peixe, folha de milho, tecido, plástico entre outros materiais. 

Atualmente Maria de Jesus Pavão Feliciano Costa e a sua filha Adelaide Costa estão a recuperar a Chavelha do Museu Carlos Machado (peça no carro de bois que segura a canga à cabeçalha.). 

Créditos: Museu Carlos Machado

Malassadas (receita)
Farinha…………………………………….…. 1 kg
Fermento (levedura)…………………............. 20 g 
Ovos……………………………………….….. 8
Açúcar………………………………………… 3 colheres de sopa
Aguardente……………………………...……. 1 cálice
Sal……………………………………………. a gosto
Banha de porco……………………………… 2 colheres de sopa
Leite…………………………………………. o necessário
Manteiga……………………………………… ½ pacote

Dissolve-se o fermento em leite morno. Peneira-se a farinha para um alguidar, faz-se um buraco no meio, e deita-se aí o fermento, a raspa do limão, o açúcar, a manteiga, o sal necessário e o cálice de aguardente.







*Sete Cidades - Para Além da Paisagem

O Museu Carlos Machado, sediado em Ponta Delgada, afirma-se como museu de território, sendo o Museu Móvel, inaugurado em 2008, um dos projetos de valorização do património local. A partir daí desenvolveram-se ações educativas e patrimoniais no território da ilha de São Miguel. Durante os primeiros cinco anos de atividade, realizaram-se sobretudo ações educativas em escolas, centros de dia e outras instituições de solidariedade social. Em 2014, após cinco anos de atuação, criou-se uma nova valência deste projeto dedicada exclusivamente ao Património. Tornara-se fundamental dar o passo seguinte, ou seja, registar, investigar, estudar e sistematizar aspetos do património local. Como estratégia de atuação, a equipa que assumiu este novo desafio selecionou a comunidade das Sete Cidades, muitas vezes esquecida e ofuscada pela exuberância determinada pelas suas características naturais


Comentários

Mensagens populares